Casta Alvarinho é a designação de um tipo de uvas com origem em Melgaço, no Alto Minho, região onde são produzidos os famosos vinhos verdes.
Considerada, por muitos, como a melhor casta de Portugal, a sua origem tem vindo a ser reivindicada pelo país vizinho, que alega que estas uvas provêm, na realidade, da Galiza. Saiba mais sobre esta esplêndida casta!
Como são os vinhos da casta Alvarinho?
A uva da casta Alvarinho apresenta um cacho bastante pequeno e grande quantidade de sementes. É uma uva de baixa produção, com um revestimento bastante espesso, conseguindo suportar as baixas temperaturas da sua região de origem. De salientar, ainda, o elevado teor de açúcar e a acidez tão típica dos vinhos verdes!
Este vinho apresenta uma graduação alcoólica acima dos 11%, ligeiramente superior às restantes castas de Vinhos Verde. É uma bebida com grande potencial de envelhecimento, corpo robusto e uma cor cítrica brilhante. É um vinho rústico e de elevada qualidade.
Quanto a notas de prova, os vinhos da casta Alvarinho são delicados, bem estruturados e com grande riqueza do ponto de vista aromático. Apresentam notas de flores e frutas variadas, como erva cidreira, flor de laranjeira, banana, limão, maçã e maracujá. Na boca, salienta-se a elegante frescura, com notas cítricas e minerais, e uma acidez equilibrada.
Como beber um Alvarinho?
Os vinhos da casta Alvarinho devem ser bebidos frescos, mas não em demasia, para que não percam os seus aromas. A temperatura ideal destes vinhos oscila entre os 10 e os 12 graus.
No que toca a harmonizações, são um excelente acompanhamento para peixe ou marisco, ostras e pratos da culinária japonesa. Combinam, também, perfeitamente, com carnes grelhadas de porco e aves. Muito versáteis, podem ainda ser usados em caldas de arroz “malandrinho” ou risotos.
Saiba mais sobre vinhos e harmonizações! Consulte os nossos artigos e infografias!
Descubra a marca Muros de Melgaço: um nome incontornável no mundo dos Alvarinhos!
O Muros de Melgaço é um vinho monocasta com produção exclusiva de Melgaço. Apresenta-se elegante, fresco e sedoso no paladar, com sabores complexos e intensos, e um corpo cheio, untuoso e cremoso. O seu final é persistente, estando marcado pela madeira e pelas notas minerais. Resultado de 25 anos de estudo e testagem, trata-se de um vinho de excelência, bastante reconhecido em Portugal.
Este 100% Alvarinho provém de vinhas situadas em encostas expostas a Sul, apresentando elevada maturação e níveis altos de acidez. As uvas são colhidas manualmente e transportadas rapidamente para a adega, seguindo-se prensagem suave e decantação ligeira do mosto. A fermentação ocorre em barricas de carvalho francês com bâtonnage sobre borras totais durante 6 meses.
É um excelente vinho para acompanhar peixe, saladas, carnes brancas e queijos. Funciona, também, esplendidamente, como aperitivo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esperamos que este artigo tenha sido do seu agrado! Conheça toda a nossa oferta de vinho na Garrafeira da Gourmenu!