Num evento profissional, familiar ou convívio de amigos, o momento do brinde é sempre aguardado! Isto porque os brindes celebram momentos felizes, conquistas e realizações, ou homenageiam pessoas especiais. Não deixe a sua reputação cair por terra na hora de brindar! Conheça 5 erros a evitar na hora do brinde e deixe boa impressão em qualquer evento!
1. Brindar com a mão esquerda
Segundo crenças milenares, brindar com a mão esquerda (assim como servir o vinho com a mão esquerda) é um gesto associado a más intenções.
Esta ideia existe porque, em tempos idos, a mão direita era a mão com que os guerreiros empunhavam a espada durante os combates.
Assim, pela lógica, se os convidados tivessem a mão direita erguida aquando do brinde, isso significaria que estavam “em paz”. Por outro lado, um brinde com a mão esquerda poderia indiciar um ataque iminente!
2. Brindar com o copo vazio
De acordo com superstições populares, brindar com o copo vazio, atrai o azar. Por isso, quando estiver prestes a fazer um “tchim-tchim”, coloque sempre um pouco de álcool no copo.
Se por razões pessoais, não beber álcool, deverá, ainda assim, colocar um pouco de vinho no copo e encostar os lábios ao copo durante o brinde.
3. Tocar nos cálices dos outros convidados na hora de brindar
O termo “tchim-tchim” está, frequentemente, associado ao momento do brinde, já que este é o som produzido quando os cálices tocam uns nos outros. No entanto, tocar nos cálices ou nas flutes dos convidados durante o brinde, vai contra as regras de educação, sabia disto?
Sendo assim, para brindar, deverá colocar-se de pé e aproximar o seu cálice, sem que exista qualquer tipo de contacto. Adeus tchim-tchim! Ficou dececionado? Lembre-se que poderá evitar alguns vidros partidos! 😊
4. Beber antes de brindar
Resista à tentação de bebericar um pouco de vinho ou de espumante antes do brinde começar porque, se o fizer, vai deixar uma má impressão na sala!
As regras de etiqueta estipulam que só se deve começar a degustação da bebida a partir do momento do brinde.
5. Brindar a si mesmo
Se está num evento festivo, pode propor um brinde em honra de um acontecimento (exemplo: aniversário da empresa) ou de uma pessoa (como um aniversariante). Mas o que nunca (jamais!) deverá fazer é brindar a si mesmo!
Brindar em sua honra é considerado um gesto de egocentrismo e vai contra todas as regras de etiqueta.
Na hora do brinde é importante ser modesto. Por muito que lhe apeteça festejar aquela promoção no trabalho, deve deixar que sejam os outros convidados a propor o brinde. Combinado? 🙂
--
Já conhecia estas regras de etiqueta relativas ao momento do brinde? Siga-as escrupulosamente, caso pretenda deixar uma boa impressão nos eventos por onde for passando!